Bope invade o Complexo do Alemão

Foto: AE - Fuzileiros navais se posicionam na entrada do Morro do Alemão, zona norte do Rio, na manhã desta sexta-feira
Bope faz incursão no Alemão com apoio de blindados da Marinha. Principais acessos estão cercados para evitar fuga de criminosos

Anderson Ramos e Daniel Gonçalves – iG

Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) começaram por volta das 9h50 desta sexta-feira uma incursão no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, com ajuda de dois carros lagarta anfíbio da Marinha. Em cada veículo blindado, que possui metralhadora MK-19 e lança-chamas, cabem 22 policiais e três militares. Um caminhão mumk do Bope também será usado para remover estruturas pesadas, além de retroescavadeiras para destruir barricadas montadas pelos bandidos. O comboio seguiu pela localidade conhecida como Fazendinha. Há troca de tiros na região da Pedreira, por onde os criminosos passaram na fuga de quinta-feira (25).

Os principais acessos do Complexo do Alemão estão ocupados por cerca de 180 homens das policias civil e federal, além de fuzileiros navais. A Estrada do Itararé, uma das principais vias da região, está cercada.

Segundo o titular da 26º DP (Todos os Santos), Jader Amaral, o objetivo do cerco é evitar a saída de criminosos, que na quinta-feira (25) fugiram em massa da favela da Vila Cruzeiro, na Penha, vizinha ao Alemão, após a megaoperação promovida por PMs, policiais civis e homens do Bope e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), com apoio de veículos blindados da Marinha.

Na Vila Cruzeiro, o Bope está realizando uma operação de consolidação. De acordo com o capitão Ivan Blaz, cerca de 190 homens estão fazendo buscas por armas e bandidos que ainda estejam escondidos na favela. Seis cães farejadores são usados na ação. Uma espécie de hospital montado pelo tráfico foi descoberto nesta manhã.

PMs e militares da Marinha estão de prontidão no 16º BPM (Olaria) aguardando ordens para agir. Por volta das 10h50, mais cinco blindados da Marinha saíram do batalhão acompanhados de mais dois caveirões do Bope. Não se sabe se os veículos foram para a Vila Cruzeiro ou para o Complexo do Alemão.

Moradores do entorno do batalhão aplaudiram a saída dos blindados. A dona de casa Vânia Cabral, 49, moradora do Alemão há 40 anos, registrou a movimentação com uma câmera de fotografar. “Isso é histórico. Tenho que mostrar para toda a minha família. O dia em que podemos acabar com a bandidagem no Rio”.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/policia+invade+complexo+do+alemao+e+faz+buscas+na+vila+cruzeiro/n1237839724791.html

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.