Regularização fundiária de comunidades quilombolas é tema de encontro na Fafich

Discutir os desafios enfrentados no processo de regularização fundiária das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais. Esse é o objetivo do encontro que será realizado nesta quinta-feira, 25 de novembro, às 13h30, no auditório Sônia Viegas, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.

O debate Obstáculos à regularização das terras de Quilombo em Minas Gerais terá foco nas quatro comunidades mineiras estudadas pelo Núcleo de Populações Quilombolas e Tradicionais da UFMG (NuQ): Mangueiras e Luízes, de Belo Horizonte, Mumbuca, do Vale do Jequitinhonha e Marques, de Carlos Chagas. O NuQ realizou relatórios antropológicos sobre a caracterização histórica dessas comunidades. A ideia agora é ouvir o ponto de vista das lideranças quilombolas e também de representantes do poder público a respeito do processo de regularização fundiária.

Além do debate, haverá exposição de fotos das comunidades estudadas pelo núcleo. O evento conta com o apoio do Departamento de Sociologia e Antropologia e é realizado em parceria com o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES) e a Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais.

http://www.ufmg.br/online/arquivos/017449.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.