Índios interditam a sede da Funasa de Parintins

Cerca de 20 índios das etnias hexkarina e sateré- mawé permanecem nas dependências da sede da Funasa

Os índios que invadiram a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Parintins, cerca de 325 km de Manaus, informaram que a partir desta quarta-feira (24) o local permanecerá interditado para entrada de funcionários.

Cerca de 20 índios das etnias hexkarina e sateré- mawé permanecem nas dependências da sede da Funasa.  As representações indígenas enviarão ainda nesta quarta-feira um relatório para a Funsa, em Brasília, informando a situação precária do município.

O grupo reclama da precariedade no serviço de saúde nas aldeias, falta de medicamentos e do atraso de quatro meses de pagamento de salários dos agentes de saúde indígena.  Além disso, ele pedem a saída imediata do coordenador do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (Dsei), recém transformado em Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Salomão Marialva e do presidente do Conselho Distrital Saúde Indígena ( Condisi), Nilton Macaxi.

De acordo com os indígenas a Casa de Saúde Indígena (Casai) necessita de reforma para melhor atender os doentes que chegam das aldeias, porque há meses o local está abandonado.

A sede da Funasa fica localizada na Avenida Nações Unidas, no Centro de Parintins.  O local foi invadido, de maneira pacífica nesta terça-feira (23).  Os indígenas garantem que a manifestação só irá encerrar quando as reivindicações foram atendidas.  A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria da Funasa, mas não obteve sucesso.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=372121

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.