No lugar de arco e flecha, armas de fogo

Os xavantes da terra indígena Marãiwatsede vivem armados. Eles não portam arco e flecha, mas sim armas de fogo. É que, na avaliação do cacique Damião Paradzané, os índios da sua aldeia vivem em guerra. Os inimigos seriam pecuaristas e sojicultores que impedem, há 12 anos, que os xavantes tenham direito à área, ainda que a posse dela tenha sido garantida em 1998, quando houve a homologação da terra indígena.

— O branco é o que mais desmata aqui. Todos os anos pedimos para ele parar com a destruição, mas ele diz que a mata é dele e vai derrubar — denuncia Paradzané, que domina o idioma dos inimigos, mas não abre mão de manter a tradição dos xavantes, pintando os cabelos com urucum, ornando as orelhas com osso de onça parda e usando gravata cerimonial de algodão. A reportagem é de Liana Melo e publicada pelo jornal O Globo, 14-11-2010.

Os “guerreiros”, como Paradzané costuma chamar os índios que fazem a guarda da aldeia 24 horas por dia, são os responsáveis por impedir a entrada de estranhos. Munidos de armas de fogo, eles ficam acampados na entrada da aldeia. As marcas de bala na placa identificando a terra indígena são a prova da hostilidade entre os xavantes e os fazendeiros.

Apesar de viverem acuados na própria terra, já que 90% do seu território foi tomado ilegalmente por fazendeiros, sojicultores e posseiros, os xavantes lutam para manter as tradições. Os mais velhos são a autoridade máxima na tribo.

Os meninos ao completarem 10 anos passam por um período de reclusão de cinco anos na casa dos solteiros. É lá, afastados dos pais, que o menino xavante aprende a caçar, a pescar e a lutar.

— Só falamos xavante na aldeia e na escola. O português começa a ser ensinado no ensino médio — resume Paradzané.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=38364

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.