URGENTE – Carta convocatória aos amigos do Xingu

Passadas as eleições e definida a vitória de Dilma Rousseff, o tema de Belo Monte, que causou certa polêmica no segundo turno em função de questionamentos ambientais, deve adormecer no debate público e acordar nos bastidores do poder.

Apesar das várias Ações Civis Públicas que tramitam na Justiça contra a usina, e do não cumprimento da maioria absoluta das condicionantes impostas pela Licença Prévia concedida pelo Ibama, os empreendedores e o governo federal pretendem manobrar para que saia uma Licença de Instalação provisória que permita o início das obras no rio Xingu nas próximas semanas.

O momento é crítico, e agora, mais do que nunca, precisamos que TODOS NÓS nos mobilizemos, num exercício de militância, para ajudar a impedir esse desastre.

Uma das ajudas possíveis e muito fáceis é participar via internet dos processos de pressão e de divulgação de informações sobre Belo Monte. Para isso, disponibilizamos alguns instrumentos de comunicação, que apresentamos a seguir.

No dia 20 de outubro, o Movimento Xingu Vivo para Sempre lançou seu novo site, www.xinguvivo.org.br, uma ferramenta adicional para levarmos informações, opiniões e demandas sobre os processos de oposição à construção da hidrelétrica de Belo Monte para um público mais amplo.

O site está estruturado de forma a trazer noticias do cotidiano das lutas das populações do Xingu e do MXVPS e seus parceiros, repercutir matérias da imprensa e apresentar nossos vídeos e fotos, mas também disponibilizar estudos, dados técnicos, processos jurídicos e outros documentos de grande importância para pesquisa.

De fácil navegação, nossa página traz na parte central, em “últimas novidades”, nossos posicionamentos, informações sobre nossas atividades e notícia que julgamos de grande relevância. Logo abaixo, em “deu na imprensa”, disponibilizamos, em forma de “clipping”, matérias produzidas por veículos da grande imprensa ou de organizações aliadas.

Na coluna à direita, acima, temos nossa seção de vídeos, publicados na nossa página do Youtube, além de outros materiais audiovisuais produzidos por nossos parceiros. Para ver todos os filmes, basta clicar em “ver mais”.

Logo abaixo, disponibilizamos uma série de documentos importantes sobre a usina de Belo Monte e os aspectos que a cercam.

Em Perguntas freqüentes, buscamos organizar alguns dados relevantes, de forma simples e concisa, que trazem os principais dados sobre os impactos da obra. Os números apresentados nessa seção foram checados e são os oficiais utilizados pelo MXVPS.

No Histórico, recuperamos dados da história do projeto de Belo Monte desde a década de 1980 até o seu atual estágio.

Em O projeto, disponibilizamos documentos oficiais do Consórcio Norte Energia, como o Estudo de Impacto Ambiental e os mapas produzidos pelo empreendimento.

Nas seções Impactos sociais, Impactos econômicos e Impactos ambientais, buscamos disponibilizar documentos e análises que discutem estas questões e trazem informações de especialistas nas respectivas áreas.

Em Questões jurídicas, estão documentos referentes aos questionamentos legais de Belo Monte, como Ações Civis Públicas, representações a diversos órgãos e instituições financeiras, dados sobre o estado de (não)cumprimento das condicionantes, entre outros.

Em Análises técnico-cientificas, disponibilizamos o trabalho do Painel de Especialistas sobre Belo Monte,  desenvolvido por cientistas e pesquisadores de várias universidades brasileiras e dos exterior, e que representa uma das mais completas avaliações de impactos da usina. Também subimos o link do livro Tenotã Mo, de Oswaldo Seva e Glenn Switkes, principal obra sobre os aspectos relevantes que cercam Belo Monte.

Por fim, em Soluções e alternativas, buscamos apresentar algumas propostas e trabalhos que apontam formas limpas de geração de energia no Brasil, e que poderiam ser implementadas como reais alternativas às megahidrelétricas planejadas pelo governo.

Participe!

Assim como o Movimento Xingu Vivo para Sempre, nosso site é fruto de uma construção coletiva, e precisamos muito da colaboração dos amigos para dar corpo e eficácia a esse instrumento de comunicação. A página ainda está em processo de inclusão de conteúdo, e opiniões de todos serão muito bem-vindas.

Paralelamente aos site, também temos nossas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, instrumentos que usamos para dar capilaridade às nossas informações a alcançar um público cada vez mais amplo e diversificado, que possa se unir a nós.

Uma das formas mais simples de ajudar a campanha contra Belo Monte é divulgar ao máximo o nosso site para todas as suas redes e amigos.

Se você tiver twitter, facebook ou orkut, também pode nos seguir e reproduzir em suas redes. Nossos links são http://twitter.com/xinguvivo, http://www.facebook.com/group.php?gid=130833970297954 e http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2540907695900017321.

No nosso site, na parte superior, também temos um link para a petição contra Belo Monte, e precisamos muito de mais assinaturas. Você pode assinar e também enviar um pedido a suas listas e amigos para que assinem. O link é http://salsa.democracyinaction.org/o/2486/o/2486/l/por/p/dia/action/public/?action_KEY=4772.

Você também pode ajudar (e muito) mandando sugestões e colaborações de textos e documentos para publicação no nosso site. Os materiais podem ser enviados para Verena Glass, no e-mail [email protected].

Por fim, estamos criando alguns instrumentos de interatividade, como chats, no nosso site (enviaremos novo informe sobre isso logo mais), e a sua participação também é essencial.

Contamos com a colaboração URGENTE e de enorme importância de cada um de vocês!

Movimento Xingu Vivo para Sempre

Marquinho Mota
Assessoria de Comunicação – Rede FAOR
[email protected]
www.faor.org.br
www.xingu-vivo.blogspot.com
(91) 32614334 – FAOR
(91) 8268 4457 – Belém
Pai da Iamã, da Anuã e do Iroy
Assessoria à Rádios Comunitárias

Viva os Nossos Rios, Vivos e sem Barragens!!!

Comments (1)

  1. Por tudo que conheço, Belo Monte deve ser contemplada com ampla administração dos problemas socias, estruturais, e logistica, o impacto ambienteal não afeta a volta grande do rio, ao contrário encontra-se no momento com vazão de 722 m3s, e quando pronta ficará acima dos 950 m3s, o importante é cumprir as condicionates de infraestrutura. e teremos uma região muito promissora, com industrias e melhor qualidade de vida, não tenho dúvida, porém é necessário que se cumpra todos os apois necessários.
    É possivel fazer uma grande obra, bem planejada os impactos serão pequenos e os beneficios enormes posso garantir.
    Atualmente as UHE tem um modelo diferente do passado, se fazia as obras para depois resolver os impactos, hoje não é mais assim. primeiro cuida-se dos impactos para poder começar as obras é um grande passo.
    O Brasil precisa dobrar até 2020 sua capacidade ou para? 180 mil GW devem ser implementados e já. é uma realidade.
    Forte abraço a todos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.