Presidente da OAB-SP repudia ofensas a nordestinos na internet

O presidente da OAB de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, publicou, ontem, (4), uma nota de repúdio às ofensas feitas no Twitter pela estudante de Direito Mayara Petroso aos nordestinos, que, na visão dela, são os responsáveis pela eleição de Dilma Rousseff à presidência da República. A estudante publicou em seu Twitter: “nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”.

Na nota, D’Urso manifesta seu repúdio pela prática de atos racistas ou preconceituosos nas redes sociais, “especialmente vinda de uma estudante de Direito”. O presidente da OAB de São Paulo refere-se aos ofendidos como “irmãos do Nordeste”.

Demissão

O Peixoto e Cury Advogados, em São Paulo, confirmou Mayara Petruso não faz mais parte de seu quadro de funcionários. O escritório divulgou uma nota de esclarecimento sobre a demissão de Mayara, onde lamenta pela opinião expressada pela estudante no Twitter.

A assessoria do escritório diz que Petruso foi demitida antes de ter publicado ofensas aos nordestinos, mas não divulgou a data em que ela deixou de fazer parte do quadro de funcionários. Segundo a assessoria, o motivo da demissão não será informado “por questões éticas”.

Ação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Pernambuco, protocolou, na tarde de quarta-feira (3), via fax, um pedido inicial de notícia-crime contra Mayara Petruso.

A ação foi encaminhada ao Ministério Público Federal, que vai analisar os fatos e determinar se a universitária responderá criminalmente pelos seus atos. Segundo a assessoria da entidade, as pessoas que apoiaram as declarações de Mayara poderão integrar o processo e assim como ela, serem responsabilizadas pelas suas declarações.

Nota da OAB-SP

Confira a íntegra da nota do presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso:

“Não podemos tolerar atitudes xenofóbicas, racistas, preconceituosas e intolerantes nas redes sociais. Insultar ou pedir a morte, de quem quer que seja, receberá nosso repúdio, especialmente vindo de uma estudante de Direito que, ao invés de buscar a paz social; por divergência política incitou outras pessoas ao ódio, cujo alvo foram os nossos irmãos do Nordeste.

Que a reação generalizada de repúdio da sociedade brasileira sirva de exemplo a essa estudante e aos demais usuários dos sites de relacionamentos, para que tenham responsabilidade sobre as opiniões que expressam e o que escrevem.”

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4772867-EI7896,00-Presidente+da+OABSP+repudia+ofensas+a+nordestinos+na+internet.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.