Dia da Favela

Amanhã é dia da favela e pra comemorar, mais de 80 comunidades festejam a data no Rio. Mas porque dia 04 de novembro? Porque foi em 4 de novembro de 1900 que o Estado, na pessoa de um delegado da 10ª circunscrição dialogou com chefe da polícia da época sobre uma favela, nesse caso o Morro Favella, hoje chamado de Providência, a primeira favela do Brasil. Nesta conversa eles trataram de como “limpar” aquelas áreas.

O Dia da Favela foi criado na mesma data deste acontecimento para transformar seu significado e destacar a luta pelo reconhecimento de direitos. Ele foi comemorado pela primeira vez em 2006 e este ano terá uma programação intensa, que pode ser conferida no site: www.diadafavela.com.br

Aqui uma prévia do que acontecerá pela cidade:

9h – Seminário “Favela – Território em transformação”
Mediadora: Ivana Bentes. Com Ricardo Henriques (Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro), Cel. Robson (Comandante geral das UPPs), Jailson de Souza (Observatório das Favelas), Sandra de Sá (Cantora), Andrelino Campos e Milton Gonçalves (Ator).

Local: UFRJ – Praia Vermelha

11h às 18h – Feijoada com roda de samba com Arlindo Cruz no Chapéu Mangueira.
Local: Quadra da CETEP
A entrada é franca e a feijoada custará R$10

18h – Show de encerramento na Cidade de Deus
Para encerrar as atividades do dia, acontecerá um grande show do cantor Daniel. Com apresentação de Nega Gizza e Helio De La Penna, além da participação de MV Bill.

http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/noticias/mostraNoticia.php?id_content=946

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.